Em tempos de pandemia, como posso ajudar?

Se você não é do grupo de risco e está em boas condições de saúde, doar sangue pode ajudar a salvar vidas nesse momento!

 

Dê preferência a pequenos mercados do seu bairro, quando for possível. Esse também pode ser um bom momento para conhecer o trabalho daquele vizinho que vende almoços e lanches, ou aquela conhecida que faz sabonetes e outros produtos de higiene de forma artesanal!

 

Tome cuidado com as fake news! Não espalhe mensagens sem ter certeza da veracidade, e se receber algum conteúdo falso, alerte a pessoa que compartilhou.

 

Esteja em contato com as pessoas que você ama. Ter um grupo de apoio ajuda a aumentar a sensação de segurança, então será positivo para eles e para você! Se puder, ofereça auxílio às pessoas do grupo de risco para fazer compras e outras tarefas.

 

Cuide de você para poder cuidar do outro! Além de seguir as orientações dos especialistas da área da saúde, esse pode ser o momento para começar uma atividade nova. Testar uma receita, procurar vídeos para dançar ou se alongar, começar uma horta no quintal ou perto da janela.

 

Espalhe boas notícias. Os noticiários e redes sociais disseminam especialmente notícias que despertam sensações de medo, tristeza e incerteza. Vá na contramão e fale sobre o que tem acontecido de positivo e sobre boas ideias que podem ajudar outras pessoas a passarem de forma mais confortável por esse período!

 

Autoria: Manuella Bittencourt

Revisão: Caroline Evelyn e Milena Regina

Material produzido pelo Laboratório Interdisciplinar de Saúde Coletiva