Projeto Grupo de Estudos – Inscrições

O curso de Psicologia, por meio do Laboratório de Psicologia Social Comunitária da ACE/FGG, abre inscrições para o Projeto de Grupo de Estudos. Serão dois grupos: Território, Cidade e Subjetividade e Diálogos entre Psicologia Social e Estudos sobre Deficiências.
Os encontros, que serão online, acontecerão quinzenalmente com duração de uma hora e meia, das 17h30 às 19h, em um primeiro momento os encontros serão via plataforma online (Google Meet) por conta da atual situação de quarentena. Lembrando que, assim que as atividades presenciais forem liberadas os encontros vão acontecer na própria Faculdade.
Os grupos de estudos têm como objetivo promover um percurso de leituras/discussões sobre as relações entre os dois temas propostos. O primeiro falará sobre as relações entre território, cidade e subjetividade na perspectiva da Psicologia Social em diálogo com outros saberes das ciências humanas. Já o de Psicologia Social possibilitará leituras e aprofundamento teórico deste tema na América Latina e os diálogos dessa perspectiva teórica com os estudos sobre deficiência, especialmente relacionados ao modelo social.
Os grupos terão encontros divididos em dois momentos. Primeiro uma breve apresentação do texto proposto para cada encontro, após diálogos entre os participantes do grupo sobre a proposta do texto. Os encontros acontecerão sob a mediação do professor Orlando Gulonda, a monitoria do Laboratório de Psicologia Social Comunitária e os alunos da Iniciação Científica do UNIEDU que vêm realizando seus projetos nos temas propostos.
O projeto terá duração de quatro meses (agosto a novembro), serão configurados de maneira fechada, isto é, só poderão participar os estudantes que participarem dos dois primeiros encontros. A participação tem objetivo contabilizar e certificar as horas de cada participante.

“Ao final do período de estudos será produzido um breve relatório sobre as principais discussões realizadas durante os encontros, contendo apontamentos para encaminhamentos futuros de pesquisa e investigações vinculados ao laboratório de Psicologia Social Comunitária”, destaca o professor Orlando Gulonda. Podem participar dos grupos de estudos acadêmicos do curso de Psicologia e de todos os cursos de graduação da ACE/FGG do primeiro ao quinto ano e que estejam interessados pelas temáticas. Confira todas as informações sobre as datas dos encontros nos links abaixo. As inscrições para participação podem ser feitas pelo e-mail lapsico@fgg.edu.br.

 

CONFIRA O PROGRAMA DE CADA GRUPO DE ESTUDOS:

    1.  PROJETO DO GRUPO DE ESTUDOS “TERRITÓRIO, CIDADE E SUBJETIVIDADE” 
    2.  PROJETO DO GRUPO DE ESTUDOS “DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA SOCIAL E ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIAS”