Núcleo Maria da Penha realiza ciclo de palestras

Em março, todas as quartas-feiras serão realizadas palestras com o tema voltado para o enfrentamento da violência doméstica familiar relacional. O ciclo de palestras “Quartas às 18h” faz parte do projeto “ Núcleo Maria da Penha com a Justiça pela paz em casa”, desenvolvido pelo Núcleo Maria da Penha que busca conscientizar os acadêmicos sobre o trabalho da instituição e o da rede de proteção à mulher e seus filhos em caso de violência doméstica familiar relacional.

Serão quatro quartas-feiras, dias 04,11,18 e 25, sempre das 18h às 19horas no auditório da Faculdade Guilherme Guimbala-FGG.O objetivo é levar conhecimento aos acadêmicos de Direito com relação a abrangência da lei, proporcionar o contato com alguns setores importantes que atuam na frente em defesa e combate à violência sofrida pela mulher na sociedade e despertar no estudante o desejo de se envolver em causas humanitárias, com a possibilidade de se identificar com alguns profissionais do Direito que ministrarão as palestras.

A Faculdade Guilherme Guimbala-FGG inovou ao instalar o primeiro Núcleo de Prática Jurídica para realizar o atendimento acolhedor, em um ambiente humanizado e propiciar uma orientação jurídica fraterna à comunidade local pelos acadêmicos de Direito e Psicologia, supervisionados por  professores altamente capacitados. E agora a FGG volta a se destacar sendo a primeira instituição de ensino a adotar o programa do Conselho Nacional de Justiça-CNJ “Justiça pela paz em casa”, que desde 2015 tem proposto ao judiciário priorizar julgamentos e mobilizar ações educacionais que sensibilizem a sociedade para a violência doméstica.

Estão envolvidos no projeto a Faculdade Guilherme Guimbala-FGG por meio do Núcleo de Atividades Complementares e do Núcleo Maria da Penha, Ministério Público de Santa Catarina, Delegacia de Polícia da Criança , Adolescente, Mulher e Idoso(DPCAMI) e o Batalhão de Polícia Militar de Joinville.

Confira abaixo o tema e os palestrantes:

Dia 04/03

“A atuação do Núcleo Maria da Penha no Sistema de garantia de direitos em situação de violência doméstica”.

Palestrante: Lucieny Magalhães Machado Pereira, Advogada, Docente e Coordenadora do Núcleo Maria da Penha no Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito da FGG.

Dia 11/03

“A atuação do Ministério Público na Lei Maria da Penha e no programa Justiça pela paz em casa”.

Palestrante: Helio Sell Júnior, Promotor de Justiça da 4ª. Vara Criminal da Comarca de Joinville/SC

18/03

“As ações protetivas e restaurativas realizadas pela DPCAMI no enfrentamento à violência doméstica”.

Palestrante: Georgia Marrianny Gonçalves Bastos– Delegada de Polícia da DPCAMI de Joinville

25/03

“A relevância da Polícia Militar no enfrentamento à Violência doméstica familiar e relacional”.

Palestrante: Jofrey Santos da Silva, Comandante Tenente Coronel do 5ª.RPM/8º.BPM de Joinville