NUPEN tem reconhecimento em Congresso Mundial de Neuroreabilitação

(Foto: Patrícia Della Justina, AN)

O Núcleo de Pesquisas em Neuroreabilitação (NUPEN) da ACE/FGG, que tem como foco o estudo de estratégias de tratamento para pacientes pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE), estará presente no 11° Congresso Mundial de Neuroreabilitação, evento que ocorrerá de 6 a 11 de outubro. Para este evento, considerado mundialmente o maior e mais importante da área, foram submetidos e aceitos dois resumos de trabalhos desenvolvidos recentemente com os chamados Jogos Sérios.

Os resumos intitulados “Serious Game for rehabilitation of the upper limb of hemiparetic stroke patients a randomized clinical trial” e “Biomedical System with Serious Game for evaluation and training balance of hemiparetic stroke patients”, são resultados de um trabalho conjunto de professores (Fernando Eichinger, Fabrício Noveletto e Bárbara Mello), acadêmicos (Andressa do Nascimento e Bianka Custódio) e egressos (Rafaela Korn, Daniele dos Santos e Fabiane dos Santos) do curso de Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala, e contaram com a parceria de outros professores pesquisadores externos (Vinicius Soares, Marcelo Hounsell, Susana Domenech e Yoshimasa Sagawa-Júnior). “Mais uma vez ficamos extremamente orgulhosos em poder levar o nome do curso e da instituição para um evento internacional de tamanha relevância, agradecemos o apoio e parceria de todos”, destaca o gestor do curso de Fisioterapia da ACE/FGG, professor MSc. Jean Zipperer.

 

NUPEN e suas contribuições científicas

 

Durante este período de pandemia da Covid-19, embora as atividades de pesquisa presenciais não possam estar sendo realizadas, o Núcleo de Pesquisas em Neuroreabilitação (NUPEN) da ACE/FGG, coordenado pelos professores MSc. Fernando L. F. Eichinger e PhD Fabrício Noveletto, segue atuando de forma remota com o desenvolvimento de artigos científicos resultantes de estudos desenvolvidos em parceria com acadêmicos do curso de Fisioterapia. Até o momento, neste ano de 2020 foram publicados os seguintes artigos:

 

  • Serious game for locomotor rehabilitation of hemiparetic stroke patients (Fisioterapia em Movimento);
  • Factors influencing locomotor capacity of hemiparetic post-stroke patients (Revista Mexicana de Neurociencia);
  • Biomedical Serious Game system for lower limb motor rehabilitation of hemiparetic stroke patients” (IEEE Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering);
  • Avaliação funcional de idosos comunitários ativos (Revista Kairós-Gerontologia).

Os artigos mencionados foram desenvolvidos com a participação de professores da ACE/FGG (Fernando Eichinger e Fabrício Noveletto), acadêmicos egressos do curso de Fisioterapia (Carla Oliveira, Alana da Silva e Vanessa da Costa), além de professores pesquisadores externos (Vinicius Soares, Yoshimasa Sagawa-Júnior, Susana Domenech, Marcelo Hounsell, Pedro Bertemes Filho e Mauren Salin). Agradecemos a colaboração e apoio de todos e seguimos trabalhando juntos para novas contribuições científicas.