PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO 4.0 (TURMA II)

80% das Aulas Presenciais e 20% online ao vivo | Formação em apenas 10 meses | Curso pioneiro na região | Corpo Docente com 100% de mestres e doutores | Curso adaptado à realidade tecnológica da educação e das empresas

Objetivos

– Promover o desenvolvimento de competências cognitivas e técnicas aos profissionais que desejem atuar de acordo com os princípios e abordagens das metodologias ativas no contexto da Educação 4.0.

 

– Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, dos métodos e das ferramentas que a Educação 4.0 irá exigir dos educadores e das escolas.

 

– Propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo contemporâneo, as quais podem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz protagonista.

 

– Apresentação de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas cientificamente reconhecidas como eficazes.

 

– Capacitar na construção de caminhos didáticos para a prática pedagógica que envolvam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, as metodologias ativas e a personalização, no contexto de cursos diversos, com significação e fundamentação no conceito de formação integral, tornando o processo de ensino e aprendizagem uma prática mais lúdica, facilitando o trabalho docente e garantindo a participação mais ativa dos estudantes/aprendentes.

Justificativa e Diferenciais

Educar na contemporaneidade constitui um desafio de ressignificação do ato educativo. Pontua-se, a necessária transformação no posicionamento docente, abandonando a lógica de transmissão de informações, para a de mediador, curador do processo de cognitivo. O aluno também abandona a passividade, assumindo seu papel como protagonista, sujeito partícipe e transformador da própria realidade. Um novo movimento se institui com alunos e professores corresponsáveis, trilhas de aprendizagem diferenciadas, autonomia, respeito ao tempo de cada um e compreensão das competências de cada sujeito. Estes novos movimentos pedagógicos são conhecidos como metodologias ativas, expressas na aprendizagem participativa, bem como na personalização do ato educativo. Portanto, a prática é o objeto fim deste percurso curricular, mas para ser coerente com o contexto de reflexão precisa dialogar e permitir a participação efetiva de todos, docentes e profissionais envolvidos com o desenvolvimento de cursos regulares ou livres.

 

Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século XXI, então, buscam novas formas de ensinar e aprender. Por isso a Pós-Graduação em “Metodologias Ativas e Educação 4.0” apresenta concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a criatividade como geradora de valor e vislumbrando a importância de desenvolver um olhar crítico para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico.

 

Observa-se que as metodologias ativas aliadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuem favoravelmente aos processos de ensino aprendizagem, vislumbrando que o estudante deve ser protagonista, dado que o mesmo não chega à escola somente com as influências provenientes do seu meio familiar, mas sim, com forte influência de outras culturas em função da conectividade presente na atualidade. Portanto, é importante que o assunto seja objeto de estudo na formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

 

Com esse propósito, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades e troca de repertórios entre os sujeitos envolvidos. Ancorado na perspectiva interdisciplinar, promove a efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, conhecimentos em rede.

 

Destaca-se ainda que na região em que se encontra, esta é a pós-graduação presencial com melhor custo-benefício, corpo docente composto 100% por Doutores e Mestres, além da presença confirmada dos professores que são as principais referências em Metodologias Ativas do país.

Público Alvo

Professores de todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, demais graduados em qualquer área do conhecimento que pretendam ser professores ou formadores nas mais diversas áreas profissionais ou ministrantes de cursos na educação não-formal, bem como gestores e coordenadores pedagógicos que atuam com capacitação e desenvolvimento de pessoas, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.

Frequência

Aulas uma vez ao mês, aos sábados e domingos das 8h às 18h, com intervalos para almoço e café. Os módulos teóricos serão realizados em 10 meses.

Carga Horária

360h

Disciplinas

Obs: curso sem a necessidade de TCC.

 

 

Metodologias Ativas e Educação 4.0

(100% mestres e doutores)

 

DISCIPLINA/MÓDULO PROFESSOR/A C/H
1 Jogos e Produção do Conhecimento Kariston Pereira – Doutor 30
2 Criatividade e Cognição Iandra Pavanati – Doutora 30
3 Tecnologias Digitais para a Sala de Aula Clarina Prado – Mestra 15
4 Metodologias Ativas: Desenvolvendo Materiais Didáticos Instrucionais: ODAs, Vídeos, textos e áudios Clarina Prado – Mestra 15
5 Gamificação e Práticas Formativas Caroline K. Coral Goll – Mestra 15
6 Design Thinking na Educação Iandra Pavanati – Doutora 30
7 Epistemologia da Educação/ Metodologia da Pesquisa Iandra Pavanati – Doutora 30
8 Semiótica e Estética em Educação Iandra Pavanati – Doutora 15
9 Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem Significativa Tiago Nesi Trento – Mestre 7,5
10 Inovação, Liderança e Espírito Empreendedor Jean-Baptiste Houriez – Mestre 7,5
11 Pensamento Computacional e Computação Desplugada Kariston Pereira – Doutor 15
12 Metodologias Ativas: Aprendizagem Ativa, Sala de aula Invertida, PI –  Peer Instruction (Instrução entre pares), Think Pair Share José Armando Valente – Doutor 30
13 Metodologias Ativas: Avaliação por Pares, Auto avaliação e Avaliações ativas para aprendizagem contínua Dersiré Luciane Dominschek Lima – Doutora 15
14 Metodologias Ativas: Aprendizagem baseada em Problemas, PBL – Project Based Learning (aprendizagem por meio de projetos), TBL – Team-based Learning (aprendizagem por times) José Manuel Morán Costas – Doutor 30
15 Metodologia do Ensino Superior Charles Henrique Voos – Doutor 15
16 Metodologias Ativas: Storytelling na Educação e WAC – Writing Across the Curriculum (escrever através das disciplinas) desenvolvendo habilidades comunicativas por meio da escrita Kariny Von Dentz – Mestra 15
17 Metodologias Ativas: Registros não lineares: infográficos, mapas mentais, portfólios e cadernos de processos do professor Wellington Nardes – Mestre, Doutorando 15
18 Cultura maker: educação mão na massa Aurea Vieira – Mestra 15
19 Processos de Imersão Híbrida na sala aula; Realidade Virtual e Aumentada na Educação Paula A. Sestari Venturi – Mestra 15

 

Total: 360h.

Curso com 100% mestres e doutores

Kariston Pereira – Doutor
Iandra Pavanati – Doutora
Clarina Prado – Mestra
Caroline K. Coral Goll – Mestra
Tiago Nesi Trento – Mestre
Jean-Baptiste Houriez – Mestre
José Armando Valente – Doutor
Dersiré Luciane Dominschek Lima – Doutora
José Manuel Morán Costas – Doutor
Charles Henrique Voos – Doutor
Kariny Von Dentz – Mestra
Wellington Nardes – Mestre, Doutorando
Aurea Vieira – Mestra
Paula A. Sestari Venturi – Mestra

As inscrições para Curso de Especialização em Metodologias Ativas e Educação 4.0 deverão ser feitas mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição no link abaixo. Após isso, o Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão entrará em contato, via e-mail, solicitando os documentos necessários para matrícula.

 

Mensalidades (novo valor a partir de setembro de 2021): 16x R$ 379,00

Para matrículas até 15/12: 16x R$ 303,20 (20% de desconto)

Início da turma: fevereiro de 2022.

 

Para grupos de 3 pessoas ou mais, consulte nosso setor comercial pelo e-mail comercial@fgg.edu.br

Para veteranos: Portaria nº11 DG/ACE/FGG de 21 de junho de 2021 dispõe diretrizes para Reposição de Disciplinas e/ou TCC dos Cursos de Especialização Lato Sensu.
Confira o edital.

Edital

Receba uma proposta

Entre em contato com nosso time comercial e tenha todas as informações que precisar!

Conheça o curso

Profa. Dra. Iandra Pavanati
Coordenação Pedagógica do Curso
Horário de atendimento: Segundas, quartas e sextas, das 7h30 até 11h30 e 13h30 até 17h30 e Terças e quintas das 13h30 até 17h30
Telefone (47) 3026-8272 – Whatsapp (47) 98815-9503 – E-mail: pos@fgg.edu.br
Começar
Dúvidas sobre o Vestibular?
Olá! Clique em começar e será redirecionado a um de nossos atendentes.