PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Objetivos
– Promover o desenvolvimento de competências cognitivas e técnicas aos profissionais que desejem atuar de acordo com os princípios e abordagens das metodologias ativas no contexto da Educação 4.0.
– Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, dos métodos e das ferramentas que a Educação 4.0 irá exigir dos educadores e das escolas.
– Propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo contemporâneo, as quais podem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz protagonista.
– Apresentação de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas cientificamente reconhecidas como eficazes.
– Capacitar na construção de caminhos didáticos para a prática pedagógica que envolvam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, as metodologias ativas e a personalização, no contexto de cursos diversos, com significação e fundamentação no conceito de formação integral, tornando o processo de ensino e aprendizagem uma prática mais lúdica, facilitando o trabalho docente e garantindo a participação mais ativa dos estudantes/aprendentes.
Justificativa e Diferenciais
Educar na contemporaneidade constitui um desafio de ressignificação do ato educativo. Pontua-se, a necessária transformação no posicionamento docente, abandonando a lógica de transmissão de informações, para a de mediador, curador do processo de cognitivo. O aluno também abandona a passividade, assumindo seu papel como protagonista, sujeito partícipe e transformador da própria realidade. Um novo movimento se institui com alunos e professores corresponsáveis, trilhas de aprendizagem diferenciadas, autonomia, respeito ao tempo de cada um e compreensão das competências de cada sujeito. Estes novos movimentos pedagógicos são conhecidos como metodologias ativas, expressas na aprendizagem participativa, bem como na personalização do ato educativo. Portanto, a prática é o objeto fim deste percurso curricular, mas para ser coerente com o contexto de reflexão precisa dialogar e permitir a participação efetiva de todos, docentes e profissionais envolvidos com o desenvolvimento de cursos regulares ou livres.
Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século XXI, então, buscam novas formas de ensinar e aprender. Por isso a Pós-Graduação em “Metodologias Ativas e Educação 4.0” apresenta concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a criatividade como geradora de valor e vislumbrando a importância de desenvolver um olhar crítico para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico.
Observa-se que as metodologias ativas aliadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuem favoravelmente aos processos de ensino aprendizagem, vislumbrando que o estudante deve ser protagonista, dado que o mesmo não chega à escola somente com as influências provenientes do seu meio familiar, mas sim, com forte influência de outras culturas em função da conectividade presente na atualidade. Portanto, é importante que o assunto seja objeto de estudo na formação inicial e continuada dos profissionais da educação.
Com esse propósito, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades e troca de repertórios entre os sujeitos envolvidos. Ancorado na perspectiva interdisciplinar, promove a efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, conhecimentos em rede.
Destaca-se ainda que na região em que se encontra, esta é a pós-graduação presencial com melhor custo-benefício, corpo docente composto 100% por Doutores e Mestres, além da presença confirmada dos professores que são as principais referências em Metodologias Ativas do país.
Público Alvo
Professores de todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, demais graduados em qualquer área do conhecimento que pretendam ser professores ou formadores nas mais diversas áreas profissionais ou ministrantes de cursos na educação não-formal, bem como gestores e coordenadores pedagógicos que atuam com capacitação e desenvolvimento de pessoas, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.
Frequência
Aulas uma vez ao mês, às sextas-feiras das 19 às 22h e sábados das 8h às 18h, com intervalos para almoço e café. Os módulos teóricos serão realizados em 18 meses e o TCC em 6 meses.
Carga Horária
380h
Disciplinas
Disciplina | Eixo |
Metodologias Ativas: Aprendizagem baseada em Problemas, PBL – Project Based Learning (aprendizagem por meio de projetos), TBL – Team-based Learning (aprendizagem por times) | José Manuel Morán Costas – Doutor |
Tecnologias Digitais para a Sala de Aula | Clarina Prado – Mestra |
Design Thinking na Educação | Iandra Pavanati – Doutora |
Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem Significativa | Tiago Nesi Trento – Mestre |
Metodologias Ativas: Aprendizagem Ativa, Sala de aula Invertida, PI – Peer Instruction (Instrução entre pares), Think Pair Share | José Armando Valente – Doutor |
Metodologias Ativas: Storytelling na Educação e WAC – Writing Across the Curriculum (escrever através das disciplinas) desenvolvendo habilidades comunicativas por meio da escrita | Kariny Von Dentz – Mestra |
Jogos e Produção do Conhecimento | Kariston Pereira – Doutor |
Metodologias Ativas: Desenvolvendo Materiais Didáticos Instrucionais: ODAs, Vídeos, textos e áudios | Clarina Prado – Mestra |
Criatividade e Cognição | Iandra Pavanati – Doutora |
Metodologia do Ensino Superior | Charles Henrique Voos – Doutor |
Pensamento Computacional e Computação Desplugada | Professor convidado |
Metodologias Ativas: Realidade Virtual e Aumentada na Educação | Aurélio José Pelozato da Rosa – Mestre |
Inovação, Liderança e Espírito Empreendedor | Alcinei da Costa Cabral – Mestre |
Metodologias Ativas: Avaliação por Pares, Auto avaliação e Avaliações ativas para aprendizagem contínua | Desiré Luciane Dominschek Lima – Doutora |
Metodologias Ativas: Registros não lineares: infográficos, mapas mentais, portfólios e cadernos de processos do professor | Mariana Martins – Mestra |
Semiótica e Estética em Educação | Iandra Pavanati – Doutora |
Educação 4.0 e Cultura Maker: educação mão na massa | Aurea Vieira – Mestra |
Gamificação e Práticas Formativas | Caroline K. Coral Goll – Mestra |
Processos de Imersão Híbrida na sala de aula | Paula A. Sestari Venturi – Mestra |
Epistemologia e Metodologia da Pesquisa | Iandra Pavanati – Doutora |
Devido ao COVID-19, este curso continua com matrículas abertas até 30/9, e todas as regras estão previstas em Edital
Investimento: 24x de R$380,00
(10% de desconto para Egressos)
Alunos residentes fora do município de Joinville deverão entrar em contato com a Secretaria de Pós-Graduação para orientações sobre os procedimentos a serem adotados.
