Recesso Acadêmico

Prezados Alunos, Professores e Técnico – Administrativos,

 

Estamos finalizando nosso primeiro semestre nesta sexta-feira. Em fevereiro, quando iniciamos o ano letivo, não poderíamos imaginar quantos desafios estavam por vir. Passamos por adaptações abruptas e nos reconfiguramos nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Sem sombra de dúvidas, jamais à educação foi tão atingida naquilo que tem de mais valioso: o contato entre professores e alunos.

Mesmo com todas as mudanças impostas, seguimos firmes e unidos, enfrentamos alguns percalços, mas com determinação cumprimos nosso maior compromisso, o de promover a formação integral de nossos acadêmicos. Fizemos e continuamos agindo da melhor forma possível com as condições que nos foi possível. Tenho certeza que sairemos pessoas melhores, profissionais mais adaptáveis e atentos às mudanças frenéticas advindas do nosso mundo.

Agora é o momento de descansar, relaxar, cuidar ainda mais de vocês e de seus entes queridos, nas próximas duas semanas estaremos em recesso escolar, respeitando o planejamento do calendário acadêmico (20/07/20 a 31/07/20). Enquanto isso, tudo está sendo preparado e finalizado com muita responsabilidade para o retorno previsto em 3 de agosto, seguindo todas as normas de biossegurança exigidas pelos órgãos de saúde.

Conforme o Grupo Estratégico Emergencial de Medidas de Prevenção da ACE/FGG, este retorno presencial acontecerá apenas para as atividades práticas realizadas em laboratórios especializados e em grupos reduzidos e, principalmente, os estágios supervisionados dos acadêmicos de turmas e anos pré-definidos, ou seja, retornaremos de forma parcial e gradativa, contemplando grupos específicos a cada período, respeitando as orientações descritas também no nosso Manual de Procedimentos de Biossegurança, que será compartilhado brevemente com a toda à comunidade acadêmica.

O manual será importante na condução das atividades nos próximos meses. Considerando que esse retorno gradativo e parcial tem caráter voluntário por parte dos estudantes em fase de estágio curricular supervisionado e para cumprimento das atividades práticas das disciplinas teóricas, por meio do Programa de Monitoria, e para isso cada aluno receberá um Termo de Adesão, disponível no Sistema Mentor, para confirmar seu retorno espontâneo à ACE/FGG a partir do dia 3.

Para os acadêmicos que fazem parte do grupo de risco e aos demais que não tem interesse e/ou não se sentem aptos a retornar no mês de agosto para cumprir essa carga horária prática, receberão orientações específicas das suas respectivas coordenações de curso. Portanto, as turmas de anos finais que retornarão para as práticas de estágio são as seguintes: 4A e 4B, 5A e 5B do curso de Direito, turmas 5A e 5B dos cursos de Fisioterapia e Psicologia, 4A do curso de Terapia Ocupacional e 8º período de Pedagogia.

O início do segundo semestre também será de retorno das aulas teóricas, que deverão manter-se na forma remota e de acordo com as determinações governamentais. Estamos confiantes que com todos os cuidados, aplicações das normas de biossegurança, uso de EPI’s e demais adequações necessárias, voltaremos parcialmente as nossas atividades acadêmicas, visando o cumprimento da matriz curricular e conclusão do ano letivo.

Aproveitamos para agradecer e parabenizar os alunos e professores pelo empenho e dedicação, à Direção Acadêmica, os nossos Gestores de Curso e demais atores institucionais que, semanalmente realizam reuniões para análise e acompanhamento das ações pedagógicas e administrativas propostas.

 

Bom recesso a todos e até breve!

 

Guilherme Guimbala Netto

Presidente da Associação Catarinense de Ensino

Diretor Geral da Faculdade Guilherme Guimbala