Resultado de pesquisa das acadêmicas do curso de Psicologia é apresentado

No dia 13 de novembro de 2020 houve a reunião com a coordenação de Pedagogia Dra. Roselaine Pietra e o diretor acadêmico Dr. André Ricardo Rieper para apresentação dos resultados do projeto de estágio em Processos Organizacionais e de Gestão do curso de Psicologia.

Tal projeto foi idealizado pela professora do curso de Psicologia Me. Inez Maria de Fátima Robert e conta com a participação da professora Me. Juliana Kunz Silveira e das estagiárias do quinto ano de Psicologia: Andrea Züge, Beatriz Belloto, Caroline Vicente, Danieli Levinski, Daniely Natalia O. Silveira, Ellen Stefany Ehlke, Morgana J. Schroeder e Priscila Moser Lessa.

O projeto de estágio intitulado “TRANSFORM(AÇÕES) NO ENSINAR DURANTE O CONTEXTO DE PANDEMIA: o bem-estar e a saúde mental de professores de uma Instituição de Ensino de Joinville-SC.”, tem como objetivo conhecer como está o bem-estar e a saúde mental dos professores da FGG, em reflexo do uso de tecnologias digitais para a condução do calendário letivo do ano de 2020. Para tanto, os professores da instituição receberam um link para participarem da pesquisa através de um formulário online.

Após a aplicação da pesquisa o grupo coordenado pela professora Juliana Kunz Silveira ficou responsável por apresentar os resultados do estudo para os coordenadores Roselaine e André dos cursos de Pedagogia e Direito, respectivamente.

Os dados são de extrema importância para que a instituição compreenda os aspectos da saúde mental de seus professores e possa criar estratégias que diminuam os impactos advindos do trabalho remoto. Esta reunião oficializa o interesse da instituição em construir ações para o desenvolvimento saudável de seus docentes.

Como primeira ação do grupo de estágio foi criado o perfil no Instagram denominado: CONECTAPSI, que tem por objetivo: mediar ações e possibilitar alternativas aos docentes face aos desafios da prática profissional no contexto das aulas remotas.

Sobre a Ação

O CONECTA PSI (@conectapsi) surge como uma ação do estágio em Processos Organizacionais e de Gestão da Faculdade Guilherme Guimbala (FGG) de Joinville-SC e tem como objetivo mediar ações e possibilitar alternativas aos docentes face aos desafios da prática profissional no contexto das aulas remotas a partir do compartilhamento de dicas pedagógicas, ferramentas, conteúdos e atenção psicossocial aos professores nesse contexto da pandemia. O grupo é formado pelas acadêmicas do 5º do curso de Psicologia: Andreia Züge, Carol Vicente e Priscila Moser, sob a orientação da psicóloga da Instituição, Juliana Kunz Silveira (CRP 12/11138). Convidamos todas e todos, independente da instituição de ensino que esteja vinculado(a), compartilhar seu conhecimento e contribuir com nosso grupo, seja você profissional da educação ou estudante!

A seguir, segue as falas de algumas acadêmicas participantes do projeto:

Andreia Züge: O encontro com a coordenação dos cursos de Direito e Pedagogia potencializou a dimensão a dimensão afetiva, ética e política das propostas apresentadas para o estágio de Psicologia Organizacional e de Gestão. A relevância desse estágio está justamente nas e entre as possibilidades de atuar com o corpo docente, proporcionando um espaço de acolhimento, instrumentalização e apoio, premissas da Psicologia como ciência e profissão. Agradeço imensamente a abertura, o diálogo e a sensibilidade que emergiram nesse encontro.

Caroline Vicente: No encontro com os coordenadores dos cursos de Direito e Pedagogia relatamos o que foi encontrado no questionário que aplicamos com corpo docente e explicamos nossas propostas para as ações do estágio, assim tendo uma resposta positiva dos coordenadores, que nos proporcionaram uma visão para além das pesquisas que já havíamos feito com os docentes. Foi possível identificar as demandas que os mesmos vem recebendo do corpo docente, assim sendo possível compreender a importância de  ter um espaço de escuta para os mesmos, os coordenadores apoiaram nossas ideias,  se emocionaram com os relatos, trazendo ainda outras questões relacionadas ao tema de uma forma muito  motivadora para nós acadêmicas de psicologia.

Priscila Moser Lessa: Agradeço por termos o apoio de pessoas centrais para nossa pesquisa e que compreendem a importância da escuta e do cuidado ao docente neste momento atípico vivenciado em meio a uma pandemia e diante de inúmeras adequações necessárias, onde através desta reunião percebemos para além das ações já realizadas que os coordenadores tem levado um trabalho comprometido sem medir esforços para que seja possível a concretização de um formação acadêmica de qualidade aos estudantes, mostrando uma postura de muita competência, sensibilidade e disposição para seu exercício profissional. Como aluna do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala, gostaria de aproveitar esse espaço para agradecer aos coordenadores dos cursos de direito e pedagogia pela reunião, por todo conhecimento e compartilhamento realizado e pela valorização e viabilização do nosso projeto de estágio. Feliz em saber que o corpo docente possui profissionais tão competentes, comprometidos e humanos, sendo um alicerce de qualidade para a equipe profissional e pra os acadêmicos. Agradeço pelo apoio, pelos pontos de vista, pela humildade, ética, caráter e humanidade que demonstraram em reunião.